O ano de 2024 é marcante para os integrantes da Academia W Judô, principalmente para seu idealizador, o professor Wilson Ilário. Em três décadas, desde que ele enveredou pelos caminhos das artes marciais, foram muitas emoções e acontecimentos importantes com forte influência sobre sua vida pessoal e profissional.
Wilson conheceu a esposa Maria do Livramento ‘Lili’, casaram, tiveram filhas gêmeas, Ariel e Winnie, fundou a W. Judô, trabalhou na formação de dezenas de atletas e hoje, ao olhar para trás, sente orgulho de sua trajetória e tudo que conseguiu construir até aqui. “O Judô é minha vida, tudo que conquistei até aqui foi através do Judô”, afirmou.
30 anos após sua chegada a Iguatu, o conceituado professor Wilson conquistou respeito, admiração, experiência e uma legião de amigos. “Sou muito grato e me sinto honrado, por ter vivido tudo isso; meu maior troféu são meus alunos”, lembrou. Wilson sempre afirma que na preparação e formação de cada atleta em artes marciais não estão apenas as técnicas do Judô, mas também a orientação para a educação, a preparação para a vida socioeconômica e carreira profissional, com foco nos valores morais, formação do caráter, boa índole, responsabilidade e respeito.
Trajetória
Wilson Ilário chegou a Iguatu em 1994 para trabalhar como monitor das aulas de Judô na recém-inaugurada unidade do Sesc. Foi o primeiro monitor a introduzir a arte marcial do Judô em Iguatu. É graduado em Educação Física pela UECE-Universidade Estadual do Ceará, com pós-graduação em Esportes de Combate e Lutas, também pela UECE. É um dos profissionais das artes marciais mais conceituados e requisitados para ministrar aulas para crianças e adolescentes nas escolas. Já passou pela escola Modelo, atualmente presta serviços nas escolas Frei Damião e Estação da Criança Tabuleiro.
Quando abdicou da vaga de professor no Sesc, começou a montar sua própria escola. Primeiro funcionou na residência de um aluno, depois a primeira sede na Rua José de Alencar, funcionou provisoriamente na Júlio Cavalcante, até a conquista da sede própria, atual endereço, Rua José Amaro, 470, bairro Bugi. Atualmente a W. Judô é uma empresa legalizada com CNPJ, filiada à Federação Cearense de Judô e administrada pela filha Ariel, 28.
Em 30 anos a academia W. Judô já cooperou para a formação e graduação de 9 atletas, atualmente faixas-preta. Sua fonte de inspiração sempre foi seu professor de Judô, Milton Nunes Moreira, que faleceu aos 100 anos e cooperou para a formação de muitos alunos.
Legado
Além do reconhecimento profissional, Wilson Ilário, hoje, ‘Kodancha’, faixa branca-vermelha, também ganha a credibilidade de alunos. Régis Carlos, 38, Faixa Preta formado por Wilson está na academia desde 2021. Os filhos dele, André e Maria Luiza seguem os passos do pai nas artes marciais. Outro discípulo é Suélio Cassimiro, também faixa-preta, que iniciou em 1994 e continua até hoje.
Ao longo da carreira, professor Wilson já participou da formação de ‘Guardas Municipais’, turmas de Policiais Militares e Bombeiros Civis.
A Academia W. Judô atende o público infantil a partir dos 3 anos de idade, até os adultos e terceira idade, em atividades que acontecem na sede da academia três vezes por semana, segunda, quarta e sexta, a partir das 18h.
Serviço
Academia W. Judô
Rua José Amaro, 470 – Bugi
Instagram: @academiawjudo
Facebook: academiawjudo
WhatsApp: (88) 9.96865862
Jornal a Praça