Ipece e IBGE anunciam Pesquisa de Orçamentos Familiares

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizarão amanhã, às 10 horas, uma coletiva pública para apresentar a maior pesquisa de orçamentos familiares do Brasil, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2024/2025. O evento, que ocorrerá na sede do Ipece em Fortaleza, tem como objetivo detalhar a organização da pesquisa no território nacional, os critérios de participação e a relevância dos dados coletados, com início previsto para o dia 5 de novembro.

A POF é uma ferramenta essencial para traçar o perfil das condições de vida da população brasileira, analisando a estrutura de consumo, os gastos e os rendimentos das famílias. Ao todo, mais de 100 mil famílias serão entrevistadas em todo o país. A pesquisa busca captar informações detalhadas sobre os hábitos de consumo, alocação de gastos e distribuição de rendimentos, além de oferecer insights sobre as disparidades regionais e entre áreas urbanas e rurais, o nível de endividamento familiar e a dinâmica das transferências entre as classes de renda.

Estarão presentes na coletiva Alfredo José Pessoa de Oliveira, diretor-geral do Ipece, e Francisco José Moreira Lopes, superintendente do IBGE no Ceará, além de técnicos envolvidos no planejamento e execução da POF. Segundo os organizadores, a pesquisa permite desenvolver estudos aprofundados sobre a composição dos gastos das famílias, com um foco especial nas classes de rendimento e nas disparidades econômicas regionais.

Além de seu papel no planejamento econômico, os resultados da POF fornecem dados fundamentais para políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida da população. Esses dados também oferecem um panorama amplo sobre o comportamento do mercado consumidor, segmentando o consumo por diferentes grupos de produtos e serviços. A coletiva ocorrerá no Edifício Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)