Foto: Constance Pinheiro |
O Cariri cearense recebe de de 12 a 17 de novembro, a quarta edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC). Com o tema “Conexões Transmutáveis,” o evento mergulha nas inúmeras interpretações e formas da máscara como símbolo cultural e artístico, construindo pontes entre o tradicional e o contemporâneo. Artistas, estudiosos e o público em geral estão convidados a explorar a pluralidade das máscaras, que se transformam de adereço à expressão viva das culturas e tradições.
Serão seis dias de celebração com programações distribuídas no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Casa FIMC, Teatro Sesc Crato, ONG Beatos e espetáculos de rua, prometendo um festival que une diferentes linguagens e territórios culturais.
Com uma programação diversa, o IV Festival Internacional de Máscaras do Cariri oferece espetáculos de rua, performances teatrais, encontros artísticos e discussões culturais. Desde o cortejo festivo de máscaras que percorre as ruas do Crato na abertura até exibições e encontros mais intimistas, o festival convida o público a vivenciar diálogos entre diferentes culturas e formas de expressão, transformando o Cariri em um palco vibrante de trocas artísticas e afetivas.
O FIMC é o maior intercâmbio sobre mascaramento do Brasil, e é uma iniciativa da ONG Beatos, que reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura no Cariri e com o desenvolvimento social por meio das artes. Com o apoio de parceiros como o Instituto Mirante e Centro Cultural do Cariri, o evento propõe uma imersão em tradições que nos conectam à ancestralidade, ao mesmo tempo que abre caminhos para novas interpretações e estéticas.
Jornal do Cariri