“Estou confiante de que o Evandro vai ser prefeito de Fortaleza, porque tem apoio da maior liderança do Ceará, que é o Camilo – o “rei do voto!”, e tem o governador Elmano, tem uma grande bancada e vários partidos, e estou confiante”, disse, nesta sexta-feira, o presidente Lula durante entrevista ao jornalista Jocélio Leal, âncora do programa O POVO no Rádio, da Rádio POVO/CBN. Lula visita Fortaleza para uma agenda institucional e de campanha.
Lula reagiu assim ao ser indagado sobre a pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta-feira, por O POVO, e que colocou André Fernandes, candidato do PL, com 47% dos votos válidos, enquanto Evandro Leitão apareceu com 45% dos votos válidos. Ou seja, clima de empate técnico.
Sobre o adversário de segundo turno que o candidato petista Evandro Leitão enfrenta, o presidente não quis comentar. Preferiu dizer: “Eu não conheço o adversário do Evandro e não posso falar mal de quem não conheço!” Na prática, Lula evitou polarizar. André é o candidato do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sobre a eleição em São Paulo, Lula afirmou também estar confiante de que Guilherme Bulos (PSOL) vai ganhar do seu adversário, o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Lula lembrou que os petistas de lá estavam acostumados a votar no 13, mas, na Capital paulisia, têm agora que votar no 50.
“Se eu puder ajudar, vou ajudar ele (Boulos) a ganhar a eleição”, disse. Adiantou o presidente que esse seu desejo de ajudar vale também para Evandro Leitão, mesmo que não o conhecesse.
Incidência
Para Lula, a eleição para prefeito não teria muita incidência sobre a eleição presidencial – próxima será em 2026. O PT, que contava com 183 prefeituras, obteve 248 novos gestores municipais.
Lula lembrou que o prefeito tem suas dificuldades quando à frente da gestão, tem um primeiro ano para arrumar a casa, um outro para começar a planejar e, enfim, começar a trabalhar, no que, dentro desse processo, sofre também desgastes.
Lula aprovou para rasgar elogios ao presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, observando que ele, á frente dessa Instituição, fará a maior distribuição de renda, por meio de programas do banco como o Crediamigo.
Seleção Brasileira
O presidente Lula aproveitou para lançar um apelo à CBF e ao técnico Dorival Júnior: “Convoque mais jogadores que atuam em clubes no Brasil para a Seleção Brasileira”. Ele observou que não conhece a maiora dos que são convocados e que são de equipes da Europa.
Lula lembrou que o Brasi ganhou ontem o Chile – 2 a 1, com os gols marcados por atletas que jogam no Botafogo, hoje líderando a Série A.
Aproveitou para elogiar o técnico do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda. e ainda brincou: “Só não gosto do Picachu, que marca muito gol. No diz que eu encontrar ele, vou dar um cascudo nele!”
DETALHE – Lula vai entregar, nesta manhã de sexta-feira, casas do Residencial Cidade Jardim, no Conjunto José Walter, e ônibus escolar durante ato no Centro de Eventos. Na parte da tarde, ele participará de comício pró-Evandro, na Praça do Ferreira.
Jornalista Eliomar de Lima