Museu Histórico Jacinto de Sousa celebra 40 anos de atividades em Quixadá

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Neste dia 30 de outubro, o Museu Histórico Jacinto de Sousa completa 40 anos de dedicação à preservação da história e memória de Quixadá. Inaugurado em um período em que a cidade começava a refletir sobre seu patrimônio cultural, o museu se consolidou como um pilar fundamental na proteção e valorização das raízes históricas dos quixadaenses.

O espaço abriga um rico acervo composto por objetos, documentos e peças que narram a trajetória do povo de Quixadá, destacando-se como guardião de uma memória coletiva que remonta a mais de um século e meio de história. O museu leva o nome de Jacinto de Sousa, um dos filhos mais ilustres da cidade, cuja vida multifacetada como escultor, fotógrafo, poeta, revolucionário e membro ativo da Aliança Libertária, o transformou em uma figura cultural de grande relevância.

Para o Secretário de Cultura, Clébio Viriato, o Museu Histórico Jacinto de Sousa cumpre um papel social muito importante na cidade. Aqui não se guarda apenas documentos e peças que fazem parte da memória e construção de nossa cidade. Guardamos a memória viva de cada quixadaense que deu o melhor de si para a cidade ser o que ela é hoje. Quando eu lembro que chegamos e o Museu estava pra cair e hoje, todo reformado, nos dar um orgulho medonho. Enfatiza o Secretário.

Localizado no coração de Quixadá, o Museu Histórico Jacinto de Sousa foi totalmente reformado na Gestão do Prefeito Ricardo Silveira e hoje é um verdadeiro marco na preservação do patrimônio local e uma referência para a cultura cearense e brasileira. Ao celebrar quatro décadas de existência, o museu reafirma seu compromisso em manter viva a memória e a identidade de uma cidade que tanto contribuiu para a história do estado do Ceará e do Brasil.

                                        Monólitos Post 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)