PSD é o partido com mais prefeitos eleitos, e comandará um em cada seis municípios no Brasil

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Reprodução
Reprodução





O Partido Social Democrático (PSD) é o grande vencedor das eleições municipais de 2024, a julgar pelo número de prefeitos eleitos. Criado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab em 2011, o partido destronou pela primeira vez o MDB como a legenda com mais prefeitos eleitos no País, ao conquistar o comando de 864 municípios.

O MDB ficou em segundo lugar em número de prefeituras, com 864, mas será a legenda que governará mais brasileiros após ganhar a prefeitura de São Paulo (MDB) neste domingo, com Ricardo Nunes. Em termos de vereadores eleitos, o MDB lidera, com 8.113 eleitos.

O Progressistas (PP), comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI), ficou em terceiro, com 752 prefeituras; e o União Brasil terminou em quarto lugar, com 591. Já o Partido Liberal (PL), que tem como presidente de honra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, terminou com 517 – um aumento significativo em relação aos 345 prefeitos eleitos em 2020, mas bem abaixo do objetivo do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, de eleger mil prefeitos usando o ex-presidente como cabo eleitoral.

PSD e MDB também serão os partidos que governarão o maior número de brasileiros. Os municípios governados pelo PSD somam 35,3 milhões de habitantes, enquanto o MDB governará 35,1 milhões de moradores. O PL terá 25,4 mil eleitores sob seu comando, e o União Brasil, 22,2 milhões. O PT governará 9,6 milhões de brasileiros, um milhão a mais que o PSB (8,5 milhões).

O partido de esquerda mais bem sucedido nas eleições deste ano, em número de prefeituras, foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que fez 312 prefeituras, inclusive a capital de Pernambuco, Recife, com a reeleição de João Campos. Já o PT, partido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, governará 276 prefeituras. Será apenas o nono partido com mais prefeituras no país. Só terá sob seu comando uma capital: Fortaleza (CE).

Além de terem feito o maior número de prefeituras em geral, MDB e PSD também comandarão o maior número de capitais de Estados. Os dois partidos terão cinco capitais cada um. PSD terá sob seu comando Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Já o MDB comandará, além de São Paulo, Porto Alegre (RS), Belém (PA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR).

Ao Estadão, Kassab atribuiu o bom resultado do PSD ao “extraordinário trabalho” dos candidatos e líderes do partido em Pernambuco, Paraná, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

                                                        Fonte: Estadão Conteúdo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)