Em 2024, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou 392 animais silvestres na região do Cariri. Até setembro de 2024, o BPMA realizou o resgate de 1.420 animais em diversas operações de fiscalização no Estado.
Números foram fornecidos em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri, pelo tenente Rodrigo Barbosa. Os resgates ocorreram durante operações de fiscalização para combater o tráfico e a posse ilegal de animais silvestres.
Conforme o tenente, a média mensal de apreensões na região do Cariri neste ano é de mais de 30 animais, o que representa cerca de 27,6% do total de apreensões no Ceará.
Entre os principais animais resgatados estão pássaros silvestres, como o periquito-de-encontro-amarelo, além de serpentes, como a jiboia.
Após o resgate, os animais passam por vistorias veterinárias para posteriormente retornar ao seu habitat natural. “Esses animais passam por um período de triagem e após serem avaliados por médicos veterinários, estando aptos a serem devolvidos para a natureza, são devolvidos em uma área legalizada”, explicou o tenente.
As ações de fiscalização e apreensão também têm o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do tráfico de animais silvestres. O comércio ilegal destes animais pode contribuir para o desequilíbrio ambiental e para a extinção de espécies, além de ser configurado como crime ambiental.
o Povo