1º Fórum de Educação Empreendedora do Sertão Central busca valorizar educadores e utilizar o empreendedorismo como ferramenta de transformação social e econômica
O Sebrae Ceará acredita que o desenvolvimento das competências empreendedoras na infância, como resiliência, determinação, persistência, planejamento, gestão de tempo e organização, favorece, significativamente, o sucesso pessoal e profissional dos indivíduos. Nessa missão, os educadores são os principais agentes promotores da educação empreendedora entre os jovens, futuros empreendedores do Ceará e do Brasil.
Assim, com o objetivo de valorizar esse ensino e os profissionais responsáveis por ele, a entidade promove o 1º Fórum de Educação Empreendedora do Sertão Central. O evento ocorre dia 17 de outubro, das 9h às 16h, no Auditório da Secretaria de Educação do Município de Quixadá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Sympla.
A iniciativa tem como público-alvo educadores e gestores escolares, gestores municipais e profissionais interessados em educação e empreendedorismo. O momento irá promover o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), e busca exaltar a educação empreendedora como uma alternativa para transformar a realidade dos municípios cearenses.
Sobre o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp)
Aplicado em todo o País, o programa do Sebrae já está presente em cerca de 10 municípios do Sertão Central. A iniciativa trabalha o empreendedorismo desde o 1º até o 9º ano do Ensino Fundamental das escolas escolhidas pelos municípios participantes.
Nessa dinâmica, o Sebrae é responsável pelo material didático e pela capacitação dos educadores locais, que ocorre na plataforma de Educação a Distância (EaD) da entidade. Além disso, os profissionais são acompanhados, mensalmente, por consultores do Sebrae.
O poder da educação empreendedora
De acordo com a analista do Escritório Regional do Sertão Central do Sebrae Ceará, Lillian Rodrigues, o propósito do Fórum é levar o empreendedorismo mais fortemente para os educadores da região e celebrar o Dia do Professor.
Ela acredita que a educação empreendedora, trabalhando comportamentos como inovação e cooperação, torna os alunos mais independentes e aumenta o leque de caminhos que esses estudantes poderão seguir no futuro.
“São comportamentos que vão contribuir com o desenvolvimento econômico de toda a região, e que, até então, não se via trabalhar nas escolas. Conseguimos transformar não só a vida dos alunos, mas também dos pais, englobando toda a comunidade”, destaca.
Lillian conta, por exemplo, como alguns pais começaram a empreender a partir do conhecimento que os filhos levaram da escola para dentro de casa.
Conheça as metas do 1º Fórum de Educação Empreendedora do Sertão Central:
- Oferecer capacitação e oportunidades de networking para educadores, coordenadores e diretores escolares;
- Incentivar a implementação de projetos empreendedores nas escolas;
- Aumentar o interesse pela educação empreendedora entre jovens e adultos;
- Fortalecer parcerias estratégicas entre o Sebrae, instituições de ensino e a comunidade.
Programação:
9h – Abertura;
9h30 às 11h – Palestra “A Educação para um Mundo Exponencial”;
11h30 às 13h – Almoço;
13h às 14h30 – Painel “A Educação Empreendedora no Ceará e no Brasil”;
14h30 às 15h30 – Certificação dos professores, escolas e municípios parceiros da Educação Empreendedora no Sertão Central;
16h – Encerramento.
Não deixe de participar do 1º Fórum de Educação Empreendedora do Sertão Central!
Data: 17/10/2024
Horário: 9h às 16h
Local: Auditório da Secretaria de Educação do Município de Quixadá (Avenida Dr. Antonio Moreira Magalhães, 457, Jardim Monolitos, Quixadá, CE)
Inscrições: gratuitas, no Sympla
O POVO