Receita Federal apreende mais de 40 toneladas de peixe ameaçado de extinção, no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0


(Foto: reprodução/Receita Federal)


Uma operação da Receita Federal com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizada no Porto de Pecém, em São Gonçalo do Amarante, entre os dias 14 17 de outubro, resultou na apreensão de 41 toneladas de pargo, espécie ameaçada de extinção. Essa ação é parte da operação Custos Limites, que visa fiscalizar a exportação de pescado e combater a pesca ilegal.

A apreensão ocorreu após a identificação de irregularidades no processo de exportação, incluindo a falta de comprovação da origem legal do pescado. Essas práticas dificultam os esforços para a conservação da espécie e o manejo sustentável das pescarias. O pargo, de grande relevância ecológica e comercial, é geralmente encontrado em áreas associadas a recifes profundos, na plataforma continental e quebra do talude. Entretanto, devido à pesca excessiva e irregular, sua população enfrenta ameaças, tornando sua conservação fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos e a subsistência das comunidades pesqueiras.

 Todo o pescado apreendido foi doado ao Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Mesa Brasil, garantindo que o material fosse retirado do mercado de maneira adequada e beneficiando programas que utilizam esses recursos de forma sustentável.

Desde julho de 2024, o Ibama já apreendeu mais de 100 toneladas de pargo irregular na operação Custos Limites.

Confira foto:

                           CN7 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)