Foto Blog do Amaury Alencar
O município de Santana do Cariri realizou, nessa quinta-feira (24), mais uma edição da festa em memória de Benigna Cardoso da Silva, a primeira beata do Ceará, conhecida pelos devotos como Menina Benigna.
Benigna é lembrada pela Igreja Católica e pelos fiéis como símbolo de resistência e fé, especialmente no combate à violência contra mulheres. Entre os presentes, estavam o prefeito reeleito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e o deputado federal Luiz Gastão.
O evento começou no bairro Inhamuns, local onde Benigna foi assassinada em 1941, com uma celebração de caráter religioso. Durante o dia, também foram realizadas missas no Santuário da Beata e na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, no centro de Santana do Cariri.
No final da tarde, uma procissão percorreu as ruas da cidade, levando a imagem de Benigna até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique.
Luiz Gastão afirmou que o evento representa um importante momento de fé e reflexão. "É sempre uma alegria participar, em Santana do Cariri, da festa e romaria da Menina Benigna.
A primeira beata cearense que virou símbolo do combate à violência contra a mulher. Um privilégio poder me juntar a esse povo, tão devoto, num momento de fé e reflexão", declarou o parlamentar.