Romaria de Benigna Cardoso : 40 mil fieis e devotos são esperados em Santana do Cariri, nesta quinta feira (24)

Blog do  Amaury Alencar
0

Conheça a história da primeira beata do Ceará, a Menina Benigna

Conheça a história da primeira beata do Ceará, a Menina Benigna Crédito: FERNANDA BARROS/O POVO


Em um momento de fé e tradição, o município de Santana do Cariri está pronto para receber milhares de romeiros durante a Romaria da Beata Benigna, que tem seu marco maior neste dia 24 de outubro.

A história de Benigna Cardoso, essa jovem que entregou sua vida em nome da pureza e da devoção, ecoa como um cântico de amor e coragem nas colinas do Ceará. Nas ruas, nos rostos emocionados e nos corações dos fiéis que participam da 21ª romaria e da festa em honra à “Mártir da Pureza”, sua presença se faz sentir.

a cidade de Santana do Cariri se vestiu com significados profundos e cores vibrantes. As casas da cidade se adornaram de vermelho, pontuadas por bolinhas brancas, estampas que evocam o vestido usado pela jovem Benigna. As imagens da santanense mártir foram afixadas nas janelas, portas e em cada canto onde a fé pudesse encontrar morada.

“Já estamos nesta experiência de fé e de vida da grande romaria da heroína da castidade, um encontro pessoal com o Senhor que há de transformar a nossa vida e o nosso coração, além de servir para a nossa conversão e vivência do Evangelho nas nossas famílias e com a comunidade”, disse o Padre Idemário Muniz, pároco da Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri 

neste dia  24 de outubro, quando se comemoram os 83 anos do martírio de Benigna Cardoso. A programação do dia começa com celebração no bairro Inhumas às 6h, no local exato onde a adolescente foi morta no sítio oitis.  Às 9h, será realizada outra missa no Santuário de Benigna, no bairro inhumas. e em seguida, às 11h, a tradicional Missa das Flores na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, onde a beata está sepultada. 

Durante essa celebração, os romeiros costumam depositar flores sobre o túmulo de Benigna, em um gesto de respeito e veneração. ás 15 hs, terço da misericórdia no bairro Inhumas, ás 16 hs, momento de oração e procissão com a imagem da beata Benigna até a igreja matriz de Senhora Santa Ana , 17 hs, Missa Campal de encerramento com a participação de autoridades, padre da diocese do Crato, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Magnus Henrique Lopes. 

Preparativos intensos para acolher 40 mil visitantes

. O prefeito Samuel Werton compartilhou detalhes sobre a logística e as parcerias firmadas para garantir uma infraestrutura adequada e acolhedora aos visitantes. Com apoio do Governo do Estado e de entidades como o Sistema Fecomércio, a expectativa é de que o evento movimente a cidade e renove a fé de devotos de várias partes do país.

Samuel,  enfatizou o desafio de organizar o evento em uma cidade com ruas estreitas e uma população limitada, esperando cerca de 40 mil pessoas em um único dia. “Criamos um plano operacional para que romeiros e turistas sejam bem recebidos, com envolvimento da Secretaria de Saúde, Assistência Social e apoio do Governo do Estado”, explicou Werton.

A estrutura conta com banheiros públicos, tendas, palco, luz, som e policiamento reforçado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Pela primeira vez, o DETRAN participará da organização para ajudar na logística do trânsito.

A infraestrutura para acolhimento dos romeiros


A Romaria de Benigna é um dos eventos mais importantes do calendário religioso do Cariri, atraindo milhares de pessoas de várias partes do Brasil, que vêm renovar sua fé e prestar homenagens à beata. Além do caráter religioso, o evento também movimenta o turismo e a economia local, reforçando a importância de Benigna para a história e a cultura da região do Cariri, como salienta Ypsilon Félix, secretário municipal de Cultura, Turismo e Romarias de Santana do Cariri: “vivemos também uma oportunidade para valorizar a nossa história e tradições e fomentar as peregrinações.

Esperamos receber milhares de romeiros que não vêm somente buscar o fortalecimento espiritual, mas também conhecer a riqueza cultural e natural de nossa cidade”, com garantia dos governos municipal e estadual de amparo estrutural e logístico, organização da segurança e do trânsito até a infraestrutura do acolhimento e das hospedagens. 

“O fluxo de pessoas está sendo monitorado e contamos com equipes prontas para auxiliar em qualquer necessidade para proporcionar um ambiente de fé e devoção aliado à comodidade de todos os romeiros que participarem desta grande celebração, ao louvar a nossa querida e estimada beata Benigna Cardoso da Silva”,  finaliza o secretário a redação do Blog do Amaury Alencar. 

                                                 Jornalista Amaury Alencar 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)