São Benedito será palco da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 


São Benedito será palco da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Estado do Ceará. O evento acontece na próxima terça-feira (29), e é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual, prevista para março de 2025.

“Estamos seguindo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente, que determina que cada Estado da Federação mobilize os municípios para realizarem, até o final deste ano, as conferências municipais ou intermunicipais, e em seguida realizaremos a Estadual. A ideia é promover o debate sobre “Emergência Climática e transformação ecológica para subsidiar a implementação da Política sobre Mudança do Clima”, explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino.

A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A participação dos municípios nas conferências do meio ambiente é de extrema importância por diversas razões. Primeiramente, os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades. Essa proximidade permite que as ações e políticas ambientais sejam implementadas de forma mais eficaz”, explica Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Sobre a Conferência

A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é um processo participativo que promoverá um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática. Toda a população brasileira, sobretudo aquela que vive em territórios e em condições vulneráveis, poderá apontar soluções para o enfrentamento dos problemas relacionados à mudança do clima. Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres ; Justiça Climática; Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.

Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)