A cidade de São Benedito (Região da Ibiapaba) será sede da I Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Estado do Ceará. O evento acontecerá nesta terça-feira e é uma das etapas mais importantes da V Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). A ordem é incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão os municípios na etapa estadual, prevista para março de 2025.
A mobilização para as conferências municipais também é reforçada pelo governo federal e por organizações de representação dos municípios que integram a Comissão Organizadora da 5ª CNMA, como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
“Estamos seguindo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente, que determina que cada Estado da Federação mobilize os municípios para realizarem, até o final deste ano, as conferências municipais ou intermunicipais, e em seguida realizaremos a Estadual. A ideia é promover o debate sobre “Emergência Climática e transformação ecológica para subsidiar a implementação da Política sobre Mudança do Clima”, explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino.