O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) acompanhará a segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), que ocorrerá neste domingo (20/10), das 13h às 18h. O juiz Emílio de Medeiros Viana irá aos locais das provas nos Colégio Farias Brito Aldeota e Farias Brito Jovem Central. Mais de 30 mil pessoas se inscreveram para o certame em todo o Brasil. No Ceará, são 1.266 participantes inscritos.
Como na edição anterior, a prova contará com 80 questões sobre Direito Constitucional, Direito Administrativo, noções gerais do Direito e de formação humanística, direitos humanos, Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Penal. A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O Exame foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é organizado e realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Seu objetivo é assegurar que os processos seletivos para magistratura valorizem a vocação para a carreira, o raciocínio e a resolução de problemas.
A segunda edição do Enam também terá o acompanhamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, representado pelo presidente desembargador Durval César de Vasconcelos Maia, e pela Justiça Federal no Ceará, representada pelos juízes João Luís Marhias e Gisele Chaves.
PRIMEIRA EDIÇÃO
O Judiciário estadual também acompanhou a primeira edição do Exame Nacional, que ocorreu em 14 de abril deste ano. Na ocasião, a conselheira Daiane Nogueira de Lira, do CNJ, veio ao Estado visitar os locais das provas junto ao presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes. Também esteve presente o desembargador André Costa, presidente da Comissão Recursal de Heteroidentificação e da Comissão de Políticas Judiciárias de Promoção da Igualdade Racial do Tribunal.