Nesta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23 de novembro, Juazeiro do Norte receberá o Circuito Paralelo 10° Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC). É uma programação em rede com equipamentos culturais e festivais. Na Metrópole do Cariri, o festival vai levar performances de artistas internacionais para dois espaços: a Praça Padre Cícero e o Centro Cultural Banco do Nordeste – BNB Cariri. O acesso é gratuito!
Na sexta-feira (22/11), às 17h, na Praça Padre Cícero, o público poderá conferir o espetáculo "Mama Pulpo", da argentina Muruya. Nele, uma palhaça abre as portas do seu cotidiano mostrando a sua transição para a maternidade, revelando o caos que a habita. Do amor mais profundo ao choro desconsolado, da calma à intensidade em segundos. Equilibrando as suas novas emoções numa corda bamba. Engraçada e tão instável como o seu novo ser: ser mãe.
No dia seguinte (23/11), a partir das 17h, o Centro Cultural Banco do Nordeste será palco da apresentação "Manic Freak, pequeño payaso", do artista Nacho Rey, também da Argentina. Manic Freak é um personagem dinâmico e carismático que é conduzido pelo desejo, que encontra humor no ponto certo de tensão. Executando habilidades de malabarismo, acrobacia e balanceamento, promete cativar o público, fazendo uma passagem do palhaço fofo ao absurdo e tocando a nossa natureza mais sensível, a nossa criança interior.
As apresentações fazem parte do 2° circuito do FICC, que teve início no dia 1° de novembro, com apresentações em Fortaleza (1° a 5), Aquiraz (6), São Gonçalo do Amarante (8), Paracuru (9 e 10), Itapipoca (11 a 14) e Sobral (15). Todos os detalhes da programação artística e formativa podem ser conferidos no site oficial: www.festivaldecircoceara.com.
O Festival Internacional de Circo do Ceará, que teve sua primeira edição em 2014, visa promover e preservar a rica tradição circense. A cada edição, o FICC oferece uma variedade de atividades que estimulam a produção e a inovação no campo das artes, proporcionando desenvolvimento profissional e cultural para artistas e comunidades. O festival celebra a arte circense em suas diversas manifestações, estabelecendo o Ceará como um importante destino no circuito global de festivais. O FICC integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede FACE, consolidando sua relevância no cenário cultural do estado.
O 10º Festival Internacional de Circo do Ceará é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo do Ceará, por meio Secretaria da Cultura (Secult Ceará). Conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022) e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, através do Edital Mecenas. Patrocínio da Rede Itaú, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem ainda o apoio da Tuboarte e da França, através de seu Consulado em Recife e de sua Embaixada no Brasil e tem parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Theatro José de Alencar, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, bem como a Escola Pública de Circo, parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). O festival integra a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará - Rede Face. É uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
10° Festival Internacional de Circo do Ceará - FICC - Segundo Circuito - De 1° a 15 de novembro de 2024 com programação em Fortaleza (1 a 5/11), Aquiraz (6/11), São Gonçalo do Amarante (8/11), Paracuru (9 e 10/11), Itapipoca (11 a 14/11) e Sobral (15/11). Site: www.festivaldecircoceara.com. Redes sociais: Instagram @festivalcircoceara e Facebook @festivaldecircodoceara. Contatos: (85)98850-0006, (85)99904-8082 e festivaldecircoceara@gmail.com. Toda a programação tem acesso gratuito.
Site Mais Cariri.com