foto youtube
Barro, distante em 524 km da capital, é formado pelos distritos de Barro (sede), Brejinho, Cuncas, Engenho Velho, Iara, Monte Alegre, Santo Antônio e Serrota. A história do município de Barro, no Ceará, está relacionada com a chegada dos portugueses à região, os contatos com os indígenas Kariris e a busca por ouro.
O município, localizado na mesorregião do Sul Cearense, era distrito do de Milagres-CE. É cortado pela BR-116, uma das mais importantes do Brasil e faz limite com Barro, os municípios de Aurora, Mauriti, Milagres e o estado da Paraíba.
O município, localizado na mesorregião do Sul Cearense, era distrito do de Milagres-CE foi emancipado em 22 de novembro de 1951. É cortado pela BR-116, uma das mais importantes do Brasil e faz limite com Barro, os municípios de Aurora, Mauriti, Milagres e o estado da Paraíba.
- Antes da chegada dos portugueses, a região era habitada pelos índios Kariris.
- Os portugueses, militares e religiosos, estabeleceram contato com os indígenas, catequizaram-nos e agruparam-nos em missões e aldeamentos.
- A notícia de que a região era rica em ouro desencadeou uma corrida para os sertões brasileiros.
- A busca pelo ouro levou à colonização da região e à doação de sesmarias, o que permitiu o surgimento de vilas e lugarejos.
- O sertanejo Pedro Rodrigues dos Santos fixou-se no centro da data Cumbe e construiu a primeira casa.
- A povoação que se formou na confluência do riacho Cumbe e Gangorra deu origem à sede do município.
- O primeiro líder político do município foi José Inácio de Sousa, também conhecido como major Zé Inácio do Barro.
- Em 1845, Pedro Rodrigues dos Santos e sua esposa D. Ana Maria dos Prazeres construíram a primeira capela, dedicada a Santo Antônio.
- Barro foi um antigo distrito de Milagres e é cortado pela BR-116.
- Em 2022, a população de Barro era estimada em 19.381 habitantes.
O município de Jati, também é cortado pela Br. 116 e está localizado na mesorregião do Sul Cearense, distante em 525 km de Fortaleza. Seu nome está relacionado a uma espécie de abelha, também conhecida por jataí.
Jati faz divisa com Brejo Santo, Porteiras, Penaforte, São José do Belmonte (PE) e Jardim são municípios que fazem limite com Jati. O município de Jati, no Ceará, teve origem no povoado de Macapá, que era composto por pequenos agricultores, criadores e curtidores de couro e pele. O nome Jati vem de uma espécie de abelha silvestre, também conhecida como Plebeia Flavocincta, que é clara e tem mel fino e doce.
- Palavra Jati é de origem indígena, significa espécie de abelha clara
- Em 1943, o distrito de Macapá passou a se chamar Jati, por meio do decreto estadual nº 1114.
- Em 1951, o distrito de Jati foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Jardim, por meio da lei estadual nº 1153.
- Em 1955, o município de Jati foi instalado, com sede no antigo distrito de Jati.
- No mesmo ano, foi instalada a Câmara Municipal de Jati.
- O gentilico de Jati é Jatiense.