Foto: Nívea Uchoa/ Gov. do Ceará
Rogério Brito
O mais recente relatório da Plataforma Monitor de Secas, divulgado nesta semana, aponta um agravamento na severidade da seca no Cariri em outubro de 2024. Todos os 29 municípios da região estão classificados como afetados por seca, com situações variando entre seca fraca e seca moderada, conforme a escala de gravidade do Monitor, que vai de seca fraca a seca excepcional.
Em setembro, a região apresentava apenas seca fraca em sua extensão. No entanto, o cenário mudou em outubro, quando cerca de 50% do território passou a ser atingido por seca moderada. Entre os municípios mais afetados estão Campos Sales, Salitre, Potengi, Araripe e Penaforte, que possuem 100% de seus territórios abrangidos por seca moderada.
Outras cidades apresentam um quadro misto, com parte do território em seca fraca e parte em seca moderada, como Crato, Barbalha, Assaré e Antonina do Norte, enquanto algumas permanecem apenas com seca fraca, é o caso de Juazeiro do Norte, Barro, Milagres e Aurora, por exemplo.
No Ceará, devido à piora nos indicadores dos últimos meses, o Monitor indicou um avanço da seca fraca (S0) no norte do estado e esse agravamento no Cariri. “Os impactos permanecem de curto prazo (C)”, diz o relatório.