“Valorizar e cuidar de quem faz o Ceará avançar” é o tema das celebrações, abertas nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, e que serão realizadas ao longo de todo mês de novembro
O Governo do Estado abriu, nesta segunda-feira (4), as comemorações do Mês do Servidor Público, que tem com tema “Valorizar e cuidar de quem faz o Ceará avançar”. No evento de lançamento, realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, muitas homenagens e um ato ecumênico com o pastor Munguba Júnior e o padre Helano Samyr.
A Primeira-dama do Estado, Lia de Freitas reforçou que milhares de servidores estão atualmente em ação em todo o Ceará. “Queremos cada vez mais garantir a valorização. Temos o projeto de valorizar cada um dos 110 mil servidores e servidoras. Não são apenas servidores públicos, são famílias que se envolvem num projeto que é fazer o Ceará avançar”, disse Lia que coordena o programa Ceará sem Fome.
“Uma vez eu estando à frente do programa Ceará Sem Fome, a minha filha também participa, porque na hora que ela me cede para eu estar a serviço do Estado, a minha família está envolvida nisso. E eu sei que muitos de vocês também abdicam do esposo, da esposa, dos filhos, do lazer, o domingo, são muitas viagens que nossos servidores fazem, para servir ao nosso estado. Então aqui é um gesto de agradecimento a vocês que são muito especiais”, declarou Lia de Freitas.
Para o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, a essência do Estado está na prestação de serviços. Ele ressaltou que nesse processo pessoas fazem toda a diferença. “Por isso, homenageamos nossos servidores. Eles merecem sempre passarmos para a sociedade a importância dos nossos trabalhos, a importância dos nossos serviços e a importância da nossa dedicação enquanto cidadãos e cidadãs para servir ao público. Essa é a essência da nossa existência”, apontou o secretário.
Homenageada por mais de quatro décadas de dedicação e serviço prestado aos cearenses, Carmen Cavalcante, servidora estadual há 43 anos na Seplag, agradeceu pelo reconhecimento e falou da doação diária. “Costumo dizer que nasci para ser servidora, porque eu nasci para servir. Tudo o que faço é com dedicação. O que chega de novidade na Secretaria eu tento acreditar e me dedicar, porque eu sei que nós precisamos melhorar, sempre”, comemorou.
Cuidar, servir e salvar
Servidoras no Estado, a técnica de enfermagem Ana Graziella e a agente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Rafaela Portugal, participaram das homenagens.
“Sempre estudei em escola pública. Então, sempre tive esse objetivo de ser servidora. E hoje em dia, sou muito grata por ter alcançado, com muito esforço e dedicação”, relata Graziella, que atua há dois anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará). “Não tem palavra que explique o sentimento de quem salva uma vida”, comenta.
Rafaela Portugal é agente estadual de Trânsito desde o último mês de março. Para ela, servir, salvar e cuidar seriam as palavras que melhor representam o servidor público. “Meu primeiro serviço público foi no Detran e eu tenho muito orgulho. É uma missão muito importante, um trabalho conjunto, de educar, de orientar e também de fiscalizar. O nosso principal objetivo, é salvar vidas, que é um bem precioso”.
Servidora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Angélica Leite saiu do Cariri para Fortaleza, onde participou das homenagens. “Posso dizer que estou duplamente emocionada. É a primeira vez que eu venho ao Palácio da Abolição e já posso dizer que conheci a sede do Governo do meu estado justamente numa oportunidade em que fui homenageada pelo serviço prestado há mais de dez anos”, afirmou.