Crato : IFCE abre seleção de cursos técnicos para estudantes do ensino médio

Blog do  Amaury Alencar
0


 

IFCE abre seleção de cursos técnicos para estudantes do ensino médio no Crato — Foto: Divulgação

IFCE abre seleção de cursos técnicos para estudantes do ensino médio no Crato — Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos voltados a estudantes do Crato, região do Cariri cearense. Podem se inscrever jovens que vão iniciar o ensino médio em 2025, ou estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

No total, são 310 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro pelo site da instituição.

A seleção dos alunos é feita por meio da análise de notas do histórico escolar do candidato e não é necessário fazer prova.

Das 310 vagas, 270 são para cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante cursa todo o ensino médio no IFCE, junto com a formação técnica. Para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio, a oportunidade é para o curso técnico subsequente em agropecuária.

Os cursos e vagas disponíveis são:

  • agroindústria (40 vagas)
  • agropecuária (120 vagas)
  • informática para internet (70 vagas)
  • lazer (40 vagas)
  • agropecuária para concludentes do ensino médio (40 vagas)

Inscrição

No ato da inscrição, o candidato deve escolher o campus no qual deseja estudar e o curso. Também é necessário fornecer dados pessoais como nome completo, telefone de contato, e-mail, CPF, endereço de residência, dentre outros.

Para concluir a inscrição, é preciso enviar pelo site histórico escolar e documento de identificação em formato PDF. Caso a pessoa ainda esteja cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, a seleção aceita o envio de histórico parcial do 6º ao 8º ano para os cursos integrados ou do 1º e do 2º do ensino médio para o curso subsequente.

Metade das vagas é destinada a pessoas oriundas de escolas públicas, pelo sistema de reserva de vagas. No sistema, há cotas para pessoas com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, para pessoas com deficiência e/ou para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Para concorrer pelas cotas, é preciso ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)