Candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o deputado estadual, Romeu Aldigueri (PDT), se comprometeu a formar uma Mesa Diretora plural, com representação de diferentes grupos políticos, incluindo a oposição. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (26), durante entrevista a jornalistas.
Segundo o deputado, a composição da Mesa Diretora respeitará critérios de proporcionalidade e diversidade, contemplando a participação de homens, mulheres e representantes da oposição. "Nossa diretriz é fazer uma mesa eclética, uma mesa plural, respeitando a proporcionalidade, participação de homens, participação de mulheres e participação de colegas que compõem oficialmente a oposição", afirmou Romeu Aldigueri.
De acordo com o atual líder do Governo na Alece, a definição da nova Mesa Diretora deve ocorrer até quinta-feira (28). "A nossa intenção é a votação. São 10 membros da mesa, 7 membros titulares, 3 membros vogais, e nós vamos cumprir todo o ritmo, conversar com cada um, respeitando a vontade e o espaço de cada um, para fazermos uma mesa eclética que respeite o sentimento dessa Casa", concluiu.
O parlamentar destacou que está em diálogo com os demais deputados para construir um consenso em torno de sua candidatura. "Conversamos ontem com 22 colegas deputados e deputadas, hoje conversamos com mais de 10, e queremos conversar com todos os 45 colegas pessoalmente. Aqui se trata da Casa do Povo Cearense, do Parlamento Cearense. Nós somos 46 homens e mulheres iguais", ressaltou.
A eleição ocorrerá dia no próximo dia 03 de dezembro. Na nova composição, o 1º vice-presidente será Danniel Oliveira (MDB) e a 2ª vice-presidente será Juliana Lucena (PT). A 1ª Secretaria será do PT, porém o nome não está definido.
- Formação da nova Mesa Diretora da Alece
- Articulações