Lúcio Flávio Gondim, Thamyres de Souza, e Cícero Emerson do Nascimento Cardoso, da esquerda para a direita. Foto: Aurélio Alves
Bruna Santos
O talento para escrita do Cariri cearense foi reconhecido no I Prêmio Literário Demócrito Rocha, promovido pelo Palco Vida & Arte: Letras e Livros Rocha, com a vitória de dois autores da região. Thamyres de Souza e Cícero Emerson conquistaram espaço com obras que destacam a cultura e as histórias locais. Agora, os artistas terão suas obras publicadas e disponibilizadas em todo o país.
Mulheres que são ‘Faca na Manteiga’
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e dona da loja virtual ‘Faca na Manteiga’, Thamyres de Souza teve sua passagem de novembro transformada pelo prêmio. Sua obra, vencedora da categoria Ensaio Social que nasceu como Trabalho de Conclusão de Curso em 2020, será publicada e distribuída para todo o Brasil, levando as reflexões e histórias de mulheres caririenses para além das fronteiras acadêmicas.
“Foi uma conquista inacreditável”, destacou Thamyres. A inspiração para o livro veio das mulheres de sua família, como sua mãe e suas tias, que encontraram na cozinha uma maneira de sustentar suas famílias. A obra também explora histórias de outras mulheres que transformaram o ato de cozinhar em um símbolo de empoderamento e autonomia financeira.
Thamyres enfatizou a importância do reconhecimento para as escritoras da região. “Sabemos que não faltam artistas talentosas produzindo textos maravilhosos. O que faltam são oportunidades para que esse trabalho seja reconhecido e remunerado”.
O prêmio representa, para ela, uma oportunidade crucial de valorizar a escrita de mulheres no Cariri e no Brasil. “Então, um acontecimento como esse mostra não só que temos potências em nossa região, como também que é possível que a gente consiga conquistar esse reconhecimento tão desejado, suado e merecido”, conclui.
O legado de Cícero Emerson
Cícero Emerson foi premiado com o livro Romanceiros, composto por dois poemas longos: Romanceiro do Horto e Romanceiro do Reisado. Ambos integram uma obra maior intitulada Romanceiro do Norte Juazeiro, que narra a história de Juazeiro do Norte em três partes. A ideia para o livro surgiu em 2009, após um encontro do artista com o escritor Ariano Suassuna, que sugeriu a criação de um romanceiro sobre a cidade.
A partir desse incentivo, Cícero começou a desenvolver o projeto em 2012. “Receber o I Prêmio Literário Demócrito Rocha foi algo gratificante demais. É a legitimação de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos e que, com esse prêmio, alcança um novo horizonte de possibilidades“, afirmou Cícero.
O escritor também celebra outras conquistas recentes, como ser finalista do V Prêmio Caio Fernando Abreu de Literatura 2024, com o romance Pôr do sol em vão de aquário, além de disputar o XXIV Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura. “Estou muito feliz”, comemora o escritor.