Estudantes do Colégio Paulo Freire, em Santa Quitéria, são campeões nacionais em Mostra de Foguetes, no Rio de Janeiro

Blog do  Amaury Alencar
0


 



O foguete atingiu 257 metros, distância que fez o grupo trazer para Santa Quitéria o prêmio

Um grupo de estudantes do Colégio Paulo Freire, em Santa Quitéria, fez história ao se tornar campeão nacional da XVIII Mostra Brasileira de Foguetes. A equipe conquistou o título ao lançar seu foguete a impressionantes 257,7 metros durante a Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ) no último domingo (03/11). A competição faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e reúne escolas de todo o país.

Para competir na fase nacional, o lançamento do foguete precisava alcançar ao menos 180 metros – uma meta que os alunos superaram com folga. A equipe vencedora foi formada pelos alunos Izabella Magalhães, Pedro Vinícius Aragão, Pedro Jarden Alves, com o apoio do professor Alex Ramos e da psicóloga Danila Gomes.

Izabella conta que, para chegar a este resultado, participaram de etapas interclasse e municipal e foram aperfeiçoando o experimento. “Aprendemos muito ao longo do caminho, trocamos ideias e aperfeiçoamos a montagem do foguete. No início, parecia algo distante, mas conseguimos evoluir para um modelo mais robusto e sofisticado”, comentou.

O apoio da escola também foi crucial para o sucesso do grupo. Com investimentos em equipamentos como uma bomba de alta pressão, os alunos aprimoraram o foguete, que passou a ser feito com garrafas PET e um sistema de água e ar comprimido, capaz de gerar o impulso necessário para alcançar grandes distâncias.

Esse é o segundo prêmio de destaque nacional para o Colégio Paulo Freire. No ano passado, a escola foi reconhecida por um projeto audiovisual premiado na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Fonte: A voz de Santa Quitéria

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)