Representantes do Exército Brasileiro e da 10ª Região Militar visitaram, nesta quinta-feira (14/11), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para conhecer o trabalho da instituição nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde (H2V), além dos projetos e soluções em inteligência de dados desenvolvidas pelo Observatório da Indústria do Ceará. Recebido pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o grupo contou com a presença do Comandante Logístico do Exército, General de Exército Flávio Lancia; do Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio; do General de Brigada Caldeira, Chefe de Suprimentos; e mais autoridades militares.
Também participaram do encontro o Vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; e o Economista-chefe da FIEC e Gerente do Observatório da Indústria Ceará, Guilherme Muchale; além dos membros do Exército, Coronel Soeiro, Coronel Menezes, Coronel Pinto Sampaio, Coronel Barbosa e Major Marx Sampaio.
Durante a visita, Ricardo Cavalcante apresentou dados do setor de energia brasileiro e ressaltou as oportunidades do Nordeste e do Ceará no cenário da transição energética, diante da alta capacidade de produção de energias renováveis, incluindo o H2V. Também foram destacados os potenciais do Estado na área de conectividade, com a presença de cabos de fibra óptica e data centers.
“Estamos muito felizes em receber o Exército Brasileiro na FIEC. Queremos mostrar que o mundo está mudando e o Nordeste tem um grande potencial para liderar esse processo de transformação. Temos algo que o planeta inteiro quer, que é energia verde. Nos próximos anos, o Ceará deve receber US$ 30 bilhões a serem investidos em hidrogênio verde. Nunca tivemos uma oportunidade tão grande de trazer investimentos para o nosso Estado e para a nossa sociedade", pontuou o Presidente da FIEC.
Cavalcante falou, ainda, sobre a atuação do Observatório da Indústria do Ceará no desenvolvimento de projetos envolvendo inteligência de dados, prospectiva e cooperação estratégica e inteligência competitiva.
O Comandante Logístico do Exército, General de Exército Flávio Lancia, enalteceu o trabalho realizado pela instituição e destacou a importância do trabalho conjunto entre iniciativa privada e as forças de defesa do país.
“Para mim, como Comandante Logístico do Exército, é uma satisfação poder estar aqui na FIEC. Foi uma apresentação fantástica sobre a potencialidade energética e também a potencialidade do Observatório da Indústria, que a FIEC conduz. Para o Exército, e particularmente para o Comando Logístico, isso tem uma valia muito grande, porque atuamos com aquisição de materiais de emprego militar e suprimentos, então, talvez firmando uma parceria com a FIEC, poderemos utilizar esse banco de dados e a expertise existente aqui para alavancar as nossas aquisições e fazer mais com os recursos que a gente recebe”, destacou.
Jornalista Roberto Moreira