Fortaleza lança projeto para reutilização de bicicletas abandonadas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Bicicletas sem uso, muitas vezes deixadas de lado em condomínios ou vilas, podem ganhar um novo destino em Fortaleza. A iniciativa é da Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), parte do programa Pedala Mais da Prefeitura de Fortaleza, que propõe transformar essas bikes em oportunidades de mobilidade e geração de renda.

A GRAU aceita doações de bicicletas por pessoas físicas ou condomínios, mediante cadastro online (acesse aqui). Após o registro, uma equipe técnica organiza a coleta e avalia o estado das bicicletas, que podem ser recicladas ou reformadas para posterior doação.

As bicicletas revitalizadas serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo maior mobilidade e contribuindo para a inclusão econômica dessas populações.

Conheça a GRAU

A Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU) é um equipamento do Pedala Mais, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O projeto conta com o apoio do Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC) e do Instituto Aromeiazero.

Além de promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, a GRAU também oferece capacitação para empreendedores que desejam explorar a bicicleta como ferramenta de negócio. O primeiro curso gratuito será realizado a partir de 25 de novembro na sede da AMC.

Pedala Mais: dobrando o uso de bicicletas em Fortaleza

Criado em 2023, o Pedala Mais Fortaleza é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, na sigla em inglês). A meta do programa é ambiciosa: dobrar o uso de bicicletas na cidade, passando de 5% para 10% da população nos próximos 10 anos.

Sobre o Instituto Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero, parceiro do Pedala Mais, desenvolve ações que buscam reduzir desigualdades sociais e promover cidades mais resilientes. Através de projetos culturais, educacionais e sociais, a instituição utiliza a bicicleta como ferramenta de transformação, incentivando modos de vida mais sustentáveis.

Para mais informações sobre o projeto e como doar sua bicicleta, acesse o site oficial ou entre em contato com a equipe da GRAU.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)