Fortalecendo as ações de políticas públicas destinadas às mulheres, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, em parceria com a Prefeitura de Mombaça, inaugurou nesta sexta-feira (22) a Casa da Mulher Mombacense.
A Casa da Mulher representa um passo significativo na proteção e acolhimento das mulheres cearenses.
O evento contou com a presença da secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Denise Bessa; do prefeito Orlando Filho; da vice-prefeita Elidiana Carvalho; da primeira-dama Lívia Alencar; do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jônatas Lima; e demais autoridades.
“A inauguração da Casa da Mulher de Mombaça, em parceria entre o município e o Governo do Ceará, é um marco para ampliar a rede de proteção e atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa fortalece a descentralização das políticas públicas, levando ações de combate à violência e inclusão diretamente às comunidades. É uma resposta concreta para garantir os direitos das mulheres e fomentar a igualdade de gênero no nosso estado”, comentou a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Denise Bessa.
Além da inauguração do equipamento, a programação contou também com a 3ª Edição da Feira da Mulher Empreendedora e a inauguração da Defensoria Pública da Mulher.
Durante o evento, o prefeito de Mombaça destacou o papel crucial das mulheres na construção de um futuro mais justo e igualitário: “Tenho a honra e o prazer de conviver com grandes mulheres. Promover iniciativas como essa é um passo importante para construir uma sociedade onde as mulheres tenham seus direitos respeitados e oportunidades garantidas”, reforçou.
A Casa da Mulher Mombacense é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Mombaça, por meio do Programa Ceará por Elas. Localizada na Av. Jaime Benevides Filho, n° 180, Vila Iracema, Mombaça–CE, a Casa oferece serviços integrados para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Ceará Por Elas
O Ceará por Elas é uma iniciativa pioneira, desenvolvida por meio de articulação entre Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, e municípios, que fortalece a rede e políticas públicas de proteção e apoio às mulheres. O programa está dividido em três eixos: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora.
Os municípios que aderem recebem de contrapartida do Governo do Ceará uma viatura da Patrulha da Maria da Penha, um kit Athena (composto por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, além do sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência), além da capacitação aos profissionais dos municípios, consultorias, dentre outras ações de apoio.