Indústria cearense gera mais de 13 mil vagas e alcança recorde no ano

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O setor industrial do Ceará segue em ritmo de crescimento e consolidação como um dos principais motores da economia local. Entre janeiro e setembro de 2024, a indústria cearense gerou 13.939 novos postos de trabalho formais, um volume três vezes superior ao mesmo período de 2023, quando foram criados 4.454 empregos. O levantamento, feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), coloca a Indústria como o segundo maior setor gerador de empregos do estado, atrás apenas do setor de Serviços, que registrou 27.898 contratações no período.

A expansão industrial foi especialmente impulsionada pela indústria de transformação, responsável pela criação de 9.377 empregos com carteira assinada de janeiro a setembro. Esse crescimento foi liderado pelos segmentos de calçados, confecções e alimentos, que juntos representaram cerca de 82% das novas vagas no setor. Com um estoque total de 285.177 vínculos celetistas ativos, o setor demonstra o impacto positivo dos investimentos e incentivos para a ampliação de suas atividades no estado.

O secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, destacou o avanço expressivo da produção industrial no estado, que registrou o segundo melhor desempenho no país com um crescimento acumulado de 8,7% no ano. “Acreditamos no potencial da Indústria para a criação de postos de trabalho, e o governador Elmano tem investido na atração de novas indústrias, bem como apoiado aquelas já instaladas no Ceará, com o objetivo de aquecer a economia e proporcionar a criação de empregos”, ressaltou Viana.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)