O 13º salário dos novos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que passaram a receber aposentadoria, pensão ou auxílio a partir de junho deste ano, será pago em uma única parcela neste mês. Já os demais segurados receberam a primeira parcela entre abril e maio.
Os pagamentos para os novos beneficiários começam no dia 25 de novembro e seguem até 6 de dezembro.
O cronograma de pagamento do INSS prioriza os beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412), que terão seus depósitos feitos nos últimos cinco dias úteis de novembro e nos primeiros cinco dias úteis de dezembro. Em seguida, os segurados com benefícios acima do valor do piso nacional recebem nos primeiros dias de dezembro.
Serão realizados 1,7 milhão de pagamentos de 13º salário em parcela única para mais de 1 milhão de beneficiários, já que algumas pessoas têm direito a mais de um benefício. O total pago deve alcançar R$ 1,3 bilhão.
A primeira parcela do 13º salário para os beneficiários antigos foi antecipada entre abril e maio, a mais de 33 milhões de pessoas, como ocorreu desde 2020, durante o início da pandemia de Covid-19