A Superintendência de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres (SUFER/ANTT) realizou, nesta semana, uma inspeção técnica para atestar a conclusão do Trecho 2 da Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura em execução na América Latina. Localizado entre as cidades de Paes Landim e Paulistana, no Piauí, e entre Missão Velha e Acopiara, no Ceará, o segmento compreende 358 km e foi entregue antes do prazo previsto no contrato de concessão, que era dezembro de 2024.
Com essa entrega, a Transnordestina alcança 682 km finalizados, o equivalente a 63,2% de sua extensão total projetada, e já se prepara para iniciar operações em caráter de teste em 2025. Quando concluída, a ferrovia deverá atender com alto padrão às demandas logísticas do agronegócio e da indústria mineral no Nordeste, oferecendo capacidade de 32,5 toneladas por eixo e velocidade de até 80 km/h.
O projeto, considerado estratégico para a infraestrutura do país, tem como objetivo otimizar o escoamento de cargas e fortalecer o corredor logístico da região. A expectativa é que a ferrovia integre polos produtivos entre o município Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto de Pecém, no Ceará, ampliando a competitividade das exportações brasileiras.
Com previsão de término em 2029, a obra segue sob monitoramento da ANTT. A Agência destaca a importância do cumprimento das metas contratuais pela concessionária Transnordestina Logística S.A. (TLSA). A conclusão do projeto deverá consolidar a Transnordestina como um marco na modernização do transporte ferroviário brasileiro e no desenvolvimento econômico do Nordeste.
MAIS RECURSOS
O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) é a fonte dos recursos do aditivo de R$ 3,6 bilhões, formalizado nesta quinta-feira (28) pelo Governo Federal para a Transnordestina. Administrado pela Sudene, o FDNE é um dos principais instrumentos de financiamento da ferrovia. A oficialização do repasse foi realizada pelo presidente Lula, em cerimônia que contou com a presença do superintendente da autarquia, Danilo Cabral.
Espera-se que os recursos do aditivo, assinado em conjunto com o Banco do Nordeste, agente operador do FDNE no projeto, possibilitem a execução de serviços de infraestrutura e superestrutura nos trechos MVP (Missão Velha/CE ao Porto do Pecém/CE) e EMT (Eliseu Martins/PI a Trindade/PE).
O presidente Lula comemorou o aporte, destacando a importância da ferrovia para a economia regional. “Quando um governo quer fazer uma obra, ele faz, e ela acontece. Lembro que essa obra foi um pedido do companheiro Miguel Arraes. Esta ferrovia vai transformar a vida de todos os estados do Nordeste. Não há como sermos competitivos sem ferrovias”, afirmou o presidente, ressaltando também o impacto positivo da obra no turismo regional.