Centenas de jovens compareceram, neste domingo (03/11), aos locais de prova em Santa Quitéria para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A avaliação teve uma duração de cinco horas e trinta minutos, contemplando as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. No município, o total de participantes inscritos nesta edição é de 1.299 estudantes.
O tema da redação foi:" Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Segundo a análise de professores, o tópico é característico do Enem, pois não é um tema óbvio que esteja em evidência nas mídias. As questões gerais deste ano abordaram uma gama de temas relevantes e contemporâneos, abrangendo desde temas identitários, cultura afro-brasileira e cultura indígena, até tópicos relacionados à Era Vargas e à geografia ambiental.
Iasmin Ferreira, que veio da cidade de Catunda, e está no terceiro ano do ensino médio, comentou que a sensação é de nervosismo e que se sente positiva em relação a redação. “Estudei desde o início do ano, e estou ‘meio nervosa’ com as questões, mas sei que vou me dar bem. Estou positiva com a redação, porém acho que as questões é o que vai ser mais difícil para mim”.
Mesmo após concluir o ensino médio, alguns jovens realizam novamente o exame, como é o caso da Marina, que mora no Assentamento Juá e participou do primeiro dia de provas. “Conclui o ensino médio em 2022, e desde então venho fazendo o ENEM nos últimos anos. Passei um ano estudando, desde o início do ano até o período de provas. E como já estudei os três anos, pego todos aqueles conteúdos e vou estudando”, concluiu a jovem.
Em todo o país, mais de 4,3 milhões de candidatos participaram neste domingo. A primeira parte da prova foi aplicada em 1.753 municípios, cerca de 10 mil locais de prova. No próximo dia 10, os participantes fazem as avaliações de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões).
A voz de Santa Quitéria