(Foto: reprodução/PF)
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, foi um dos palestrantes no Seminário Internacional de Segurança de Dignitários do G20, promovido pela Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP) em parceria com a Diretoria de Ensino da Academia Nacional de Polícia (DIREN-ANP). O evento, que teve como tema "Regime Jurídico da Segurança de Dignitários", foi direcionado a delegações estrangeiras e contou com a participação de diplomatas brasileiros e líderes de equipe da Polícia Federal (PF).
Durante a palestra, o ministro Teodoro compartilhou sua experiência e conhecimento sobre os principais fundamentos jurídicos aplicáveis à segurança de dignitários, abordando temas como os limites da atuação dos agentes de segurança, as responsabilidades legais e o arcabouço normativo que ampara as ações de proteção. Ele destacou a importância do alinhamento entre as equipes de segurança e o poder judiciário, reforçando que a compreensão mútua das diretrizes legais e operacionais é essencial para uma atuação eficiente e responsável.
Além de palestras sobre o panorama da segurança pública, logística e governança do evento, o seminário incluiu discussões sobre privilégios e imunidades de delegações estrangeiras e a organização das escoltas.
Ao final da palestra, o ministro cearense recebeu um agradecimento especial do Coordenador-Geral de Segurança de Dignitários e Grandes Eventos da Polícia Federal, Delano Cerqueira Bunn, reconhecendo sua contribuição fundamental para o fortalecimento do entendimento jurídico e estratégico na proteção de dignitários.
CN7