Morre aos 93 anos Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, fundador da Jovem Pan

Blog do  Amaury Alencar
0

 



A informação foi divulgada com pesar pela emissora, que destacou a importância de Tuta para a comunicação brasileira

Morreu aos 93 anos, nesta segunda-feira (4), Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o “Seu Tuta”, fundador e ícone do Grupo Jovem Pan. A informação foi divulgada com pesar pela emissora, que destacou a importância de Tuta para a comunicação brasileira, onde ele deixou um legado especialmente na rádio e televisão.

“Seu Tuta” estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, devido a problemas de saúde. Pai, marido, avô e bisavô, ele era uma figura carismática e estimada por colegas e funcionários da Jovem Pan. Com a frase “Ninguém faz sucesso sozinho”, imortalizou um dos valores centrais que pautaram sua carreira.

A trajetória de Tuta na mídia começou no final da década de 1940, quando iniciou a carreira na TV Record. Durante os anos 1960, ele foi responsável pela criação dos Festivais da Record, eventos que não só marcaram a época como também foram essenciais para o surgimento de movimentos musicais emblemáticos, como a Tropicália e a Jovem Guarda. Paralelamente, Tuta criou programas históricos, incluindo a “Família Trapo”, com um elenco que reunia ícones como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.

Nos anos 1970, Tuta deu início a uma transformação na antiga Rádio Panamericana, que se tornou a Jovem Pan, com um modelo de jornalismo e prestação de serviço 24 horas, focado em credibilidade e inovação. A partir daí, a rádio se consolidou como referência na cobertura jornalística contínua. Tuta também foi pioneiro ao realizar as primeiras transmissões esportivas ao vivo diretamente de estádios fora do eixo Rio-São Paulo, ampliando a abrangência da emissora.

Morre aos 93 anos Antônio Augusto Amaral de Carvalho

Com uma visão inovadora, Tuta foi o primeiro empresário da comunicação a investir em streaming online, criando a Jovem Pan Online, o que posicionou a rádio entre as pioneiras na transmissão de conteúdo via internet. O trabalho em equipe sempre foi uma das marcas de Seu Tuta, um valor que ele levou para as redações e bastidores, consolidado na frase que intitula sua biografia. “Ninguém faz sucesso sozinho”.

A obra, que homenageia seu compromisso com o trabalho coletivo, recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA. Este foi apenas um dos muitos reconhecimentos que Tuta acumulou ao longo de uma carreira marcada por inovações e pelo fortalecimento da comunicação brasileira.

Fonte: GCMAIS

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)