Centenas de pessoas, entre crianças e adultos, prestigiaram a abertura da 28º edição do Natal de Luz, na Praça do Ferreira, em Fortaleza, na noite desta sexta-feira, 22. Evento teve entre as novidades o show do padre Fábio de Melo e a exaltação da cearensidade, com o Papai Noel chegando de jangada no local.
Neste ano, a personalidade homenageada foi o cartunista cearense Hermínio (Mino), que é um dos grandes nomes das artes visuais no Brasil e cuja obra celebra a cultura do Ceará.
Homenagem vai de encontro ao tema deste ano: “Natal da Cearensidade”, que foi personificado em elementos espalhados pela Praça, como a árvore natalina feita de redes. Além disso, outros objetivos decorativos, que fazem referência a técnicas como a xilogravura de cordel, foram espalhados pela Cidade.
Segundo Assis Cavalcante, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o evento evoca o folclore, a brincadeira e o instinto poético do cearense.
Momento também serviu como atrativo turístico, com olhares de fora voltados para a Capital. "A nossa Cidade, o nosso Estado, tem a tendência natural para o turista", destaca Assis.
Mas foi o olhar do fortalezense que se destacou na ocasião. Distanciados do palco principal por meio de uma grade, alguns populares acompanharam a abertura do evento por meio de telões espalhados na Praça. Outros chegaram a trazer cadeiras para vivenciar o momento com mais conforto.
Sentados ou em pé, o público viu as apresentações de teatro da Camerata Villa Lobos e do tradicional Coral da Luz, formado por crianças e cuja apresentação se dividiu entre o palco principal e as sacadas do Hotel Excelsior. Também huve chegada do Papai Noel, que surgiu de jangada no meio da Praça.
João Paulo, 41, assistiu ao evento com a filha Lis Melina, de 2 anos, sentada em seu ombro. Apoiada no pai, ela olhava curiosa para o palco. "É um momento muito importante (...) momento pai e filha", diz o motorista de aplicativo.
Já Tatiana Laurentino, 43, presenciou momento acomodada em uma cadeira trazida de casa. Ela e o filho, Carlos Iuri, de 9 anos, acompanharam evento por um dos telões. "Muito bonito. A gente ficou perto do telão porque lá na frente fica lotado", diz a assessora. Celebração foi encerrada com a apresentação do padre Fábio de Melo, que cantou para o público presente.
O POVO