Nesta sexta (1º), a Comunidade Católica Shalom celebra um momento histórico, a inauguração de sua primeira igreja, a Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, com uma Missa presidida pelo arcebispo de Fortaleza Dom Gregório Paixão. Este grande momento também será marcado pela presença de diversas autoridades eclesiásticas, incluindo o núncio apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil e Dom José Antônio Tosi Marques, bispo Emérito de Fortaleza. A expectativa é que a cerimônia receba seis mil pessoas.
A nova igreja, erguida na Diaconia Geral da Comunidade, em Aquiraz, sede do governo geral da instituição, possui 2.216 metros quadrados de área construída e uma altura de 26 metros, com capacidade para mil fiéis. Desde o começo da construção, em 2013, com a benção da pedra fundamental pelo cardeal Stanislau Riuko, a obra passou por diversas etapas, culminando em um espaço sagrado que será um ponto de encontro espiritual para as atuais e futuras gerações experimentarem da Misericórdia de Deus.
Cerimônia de Dedicação
Durante a cerimônia, o rito litúrgico da Dedicação inclui a aspersão com água benta, a deposição de relíquias dos santos, a unção sagrada do altar, incensação e iluminação do templo, finalizando com a Celebração Eucarística.
A Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz é a primeira no mundo dedicada a esse título, simbolizando a esperança e a fé que caracterizam a missão da Comunidade Católica Shalom. Com suas três capelas internas e design arquitetônico único, a nova igreja se tornará um marco na região de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
A Comunidade Católica Shalom, reconhecida por sua obra evangelizadora, celebra esta conquista como um testemunho de sua missão de levar o amor e a misericórdia de Deus a todos. A expectativa é que a nova igreja inspire a comunidade local e além, promovendo a vivência da fé e da espiritualidade cristã.
“A Igreja ainda não está finalizada. Mas nós chegamos a um momento marcante, também histórico: o dia da Dedicação dessa Igreja. Dedicar uma Igreja significa apresentar a Deus os trabalhos das nossas mãos mas que nós entendemos que não é para nós, não é nosso. A partir da Dedicação ela se transformará na casa de Deus, num lugar onde todos poderão vir, entrar, e fazer a experiência com o Ressuscitado que Passou pela Cruz. Dedicar uma Igreja é dizer que ela não é nossa, mas ela é de Deus. O rito da dedicação vai em todos os instantes nos colocar numa experiência profunda na relação com Deus”, destaca padre Evandro Meneses, assessor Litúrgico-sacramental da Comunidade Shalom.
Comunidade Católica Shalom
A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após Moysés Louro de Azevedo Filho se dedicar à evangelização dos jovens, inspirando-se em seu encontro com o Papa João Paulo II em 1980. Inicialmente, inaugurou um Centro Católico de Evangelização em 1982, que promovia acolhimento e orientação. A partir de 1983, surgiram grupos de oração e o primeiro grupo de “engajados”, dando origem à Comunidade de Aliança.
Em 1985, Moysés e outros jovens fizeram promessas como os primeiros membros consagrados da Comunidade de Vida. No ano seguinte, ingressa na Comunidade de Vida a co-fundadora Maria Emmir Nogueira, que esteve presente desde o início, ajudando na estruturação. Com o crescimento de evangelização e vocações, a Comunidade ganhou reconhecimento canônico em 1998 e, em 2007, obteve o Reconhecimento Pontifício. Em 2012, foi oficialmente reconhecida como uma associação privada internacional de fiéis, expandindo sua missão de evangelização para diversas dioceses ao redor do mundo.