O PRÉDIO DA FUNDAÇÃO BERNARDO FEITOSA - FBF QUE ABRIGA O MUSEU REGIONAL DOS INHAMUNS ESTÁ HIPNOTIZANTE E MERECE SUA ATENÇÃO E VISITA.

Blog do  Amaury Alencar
0

 





 Construída nos fins do Século XIX, a Casa da Intendência que abrigava a cadeia pública e a câmara municipal, foi inaugurada nos idos de 1903 e a partir de 1993 recuperada no governo Ciro Ferreira Gomes, passa a partir desse ano, ser sede do Centro Cultural dos Inhamuns composto pela Museu Regional dos Inhamuns, Biblioteca e a Praça de Eventos, anos mais tarde passa a abrigar também o Memorial Pesquisador Joaquim de Castro Feitosa, O PAI DA CAATINGA.

Hoje, o Museu Regional dos Inhamuns é uma das mais respeitadas Instituições Museológica do Brasil, uma Colmeia da Genuína Cultura Nordestina, graças ao seu vasto acervo da Arqueologia Pré Histórica Brasileira, persistência e amor aos valores nacionais do casal de pesquisadores e ambientalistas Joaquim de Castro Feitosa, O GRANDE MESTRE e sua esposa Maria Dolores de Andrade Feitosa, A MARIA CICLO, cognome lhe dado carinhosamente pelo ambientalista Jorge de Moura, por seu vasto conhecimento cultural, ela é uma espécie de Enciclopédia Ambulante, destaca o amigo ambientalista, possuidora de uma sabedoria divina e na sua lucidez, vislumbra o Município de Tauá, como o mais importante e avançado nas Pesquisas Arqueológicas, Paleontológicas, Ambientais, Culturais e Históricas do Semiárido Nordestino porque, ela sempre pensou grande graças a sua perseverança, visão empreendedora e de futuro, com isso, a cidade de Tauá ganhou um fantástico tesouro do saber, graças as raridades das peças históricas que fizeram roteiro na caminhada triunfal dos Inhamuns.

Felizmente, a Prefeita Municipal Patrícia Aguiar, reconhecendo a importância da Fundação Bernardo Feitosa - FBF, tem mantido forte parceria com esta Instituição e uma de suas providências foi determinar a total melhoria física desse histórico prédio em estilo neoclássico, cartão postal da cidade de Tauá e a construção da Praça da Juventude, hoje, orgulho dos Inhamuns.

Maria Dolores de Andrade Feitosa, nos seus 100 anos de existência e com lucidez, ergueu um feito histórico, soube juntar peça por peça e dá à majestosa cidade de Tauá um legado histórico invejável. Ela e seu esposo Joaquim de Castro Feitosa como ninguém, souberam conduzir os rumos dessa Fundação dentro dos princípios éticos e morais e hoje sua filha, a irrequieta Maria de Fátima Feitosa, que herdou a garra e a visão de seus pais, está a frente da Fundação Bernardo Feitosa - FBF, mantendo as aspirações do nobre casal e sobressaindo-se como uma Instituição orgulho dos Inhamuns e do Ceará.

E para finalizar os feitos dessa grande mulher nordestina, publicaremos a opinião do Profª ARTUR BRUNO, ex Secretário de Estado do Meio Ambiente e hoje na Casa Civil do Governo do Ceará: "DOLORES É UM SÍMBOLO DA RESILIÊNCIA DO BIOMA CAATINGA, SEJA ATRAVÉS DO MUSEU, E, SOBRETUDO DAS ENTIDADES QUE QUE PARTICIPA EM PROL DO SEMIÁRIDO. PARA NÓS AMBIENTALISTAS ELA É UMA REFERÊNCIA DA LUTA DOS NORDESTINOS PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. VIVA DOLORES E TODAS AS BANDEIRAS QUE ELA TEM IÇADO". 

E assim, o blog Amaury de Alencar e o site Matheus Repórter Cariri se unem para registrar os feitos de uma das maiores reservas morais do Brasil viva, para nosso deleite e felicidade!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)