O deputado Felipe Mota (União Brasil) afirmou ao Opinião CE que Romeu Aldigueri (PDT) contará com o apoio da maioria dos parlamentares da oposição para assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Mota destacou que Aldigueri segue dialogando com outras lideranças em busca de um consenso para formar uma Mesa Diretora equilibrada, com a participação de situação e oposição.
A oposição definiu apoio ao pedetista, que reforçou seu compromisso com o diálogo e uma gestão plural. "Acredito que, pela habilidade que o presidente tem, ele conseguirá um consenso na Assembleia. Respeitamos as decisões individuais, mas buscamos a unidade", declarou Felipe Mota, que ocupará a terceira-secretaria da Mesa Diretora.
A vaga na terceira-secretaria já havia sido assegurada desde a candidatura anterior de Fernando Santana (PT), que desistiu da disputa para evitar conflitos entre lideranças do PT e o senador Cid Gomes (PSB).
Emendas impositivas em pauta
Para conquistar o apoio da oposição, Romeu Aldigueri prometeu discutir as emendas impositivas, conhecidas como "emendas Pix", uma reivindicação antiga. "Somos a única Assembleia do Brasil que ainda não possui emendas impositivas", lembrou Mota.
Entre as metas da nova Mesa Diretora estão a abertura das galerias para a população e garantir espaço para a oposição nas discussões. "Romeu foi claro ao defender o respeito aos espaços da oposição, como ressaltou Fernando Santana. É dessa forma que conduziremos nossos posicionamentos na Alece", concluiu o deputado.
Via Opinião CE