O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou a destinação de cerca de 5,5 toneladas de resíduos das eleições municipais de 2024 para a reciclagem. Entre as peças enviadas, estão itens em papel, como santinhos, bandeiras de candidatos, tecidos, plásticos e outros objetos. A ação de sustentabilidade ocorreu nesta quinta-feira, 28 de novembro, um mês após a realização do primeiro turno eleitoral.
O TRE-CE destaca que a iniciativa é fruto de parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu. A instituição de reciclagem recebeu material de 17 zonas eleitorais de Fortaleza e foram enviados, também, materiais provenientes de apreensões de propaganda irregular.
O órgão destaca a fala de Luthiano Vasconcelos, responsável pela Assessoria de Acessibilidade, Sustentabilidade, Integridade e Riscos do TRE-CE, que apontou que a ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a pauta da sustentabilidade.
"É uma forma de promover a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos, ajudando a diminuir o impacto ao meio ambiente. Além disso, ao invés de gerar lixo, estamos criando oportunidades de geração de renda para as famílias de catadores, valorizando o trabalho dessas comunidades e contribuindo diretamente para a economia circular e para a dignidade daqueles que transformam resíduos em recursos", comenta.
Já Chico Lima, representante da sociedade de reciclagem reforçou a importância da parceria. Agradecemos pela parceria com o TRE Ceará e o parabenizamos pela ação de preocupação ambiental e social, afinal são mais de 15 famílias também beneficiadas numa iniciativa como essa".
o povo