Na categoria Instituições, o TCE Ceará, por meio da Escola de Contas e Gestão Pública Instituto Plácido Castelo (IPC), está concorrendo com o projeto “Cidadania e controle social das contas públicas”, focado na disseminação de conhecimentos sobre orçamento, transparência e gestão pública, que promove a educação fiscal com ênfase no controle social das contas públicas.
Esta iniciativa é considerada uma experiência pioneira entre os Tribunais de Contas brasileiros, em que se disponibilizou a disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” aos estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública estadual. É ofertado aos alunos da disciplina material didático formulado pelo Tribunal, além de formação continuada para coordenadores escolares e docentes da referida disciplina.
Os demais órgãos concorrentes da categoria Instituições são: Secretaria de Finanças de Fortaleza, Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte e Universidade Federal do Cariri (Urca).
A premiação é uma ação da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), com apoio técnico da Secretaria da Fazenda, e visa reconhecer projetos que contribuem para a conscientização e o engajamento da sociedade em temas relacionados à educação fiscal.
Conforme a coordenadora do Prêmio, Clarissa Barroso, a qualidade dos projetos inscritos demonstra o comprometimento das escolas, instituições, profissionais da imprensa e iniciativas tecnológicas com a promoção da cidadania e o entendimento sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento social. “A escolha dos finalistas foi desafiadora, pois tivemos projetos de alto nível”, frisou Clarissa.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21/11, no Auditório da Sefaz 3 (Av. Alberto Nepomuceno, 6 – Centro), às 15 horas.
Com informações da Auditece.