Está marcado para a próxima quinta-feira (28/11), a partir das 09h, no Fórum da Comarca de Reriutaba, o júri popular do acusado de assassinar a jovem Dulce Maria Araújo de Sousa, no município de Varjota, em 28 de setembro de 2023. O caso provocou extrema comoção e revolta na população varjotense.
A vítima foi morta a tiros de espingarda pelo ex-cunhado Pedro Ivo de Lima Neto, após ter uma discussão com ele. Dulce tentava defender e proteger a irmã, que havia rompido o relacionamento com o indivíduo e foi atingida com os disparos. A barbárie aconteceu em frente a residência da família, na localidade de Jatobá.
Ele se encontra preso desde outubro do ano passado na Unidade Prisional Regional de Sobral, pelos crimes de feminicídio, lesão corporal e contra a liberdade pessoal. A época, a defesa de Pedro Ivo chegou a pedir na Justiça a sua liberdade provisória, com a condição de medidas cautelares, bem como a instauração de incidente de insanidade mental, o que foi negado pelo 5º Núcleo de Custódia e de Inquérito de Sobral.
Um grupo de mulheres que, ao longo de um ano e dois meses batalharam por justiça neste episódio, se organizam junto com familiares para uma manifestação pacífica em frente ao fórum. O Poder Judiciário deverá reforçar o esquema de segurança no dia, para garantir a condução do julgamento.
Por Thiago Rodrigues