Mateus Victor, estudante do 3º ano da escola EEMTI Profa. Maria Afonsina Diniz Macêdo, em Várzea Alegre, obteve a alta pontuação em concurso de redação promovido pela Secretaria de Educação do Estado – Seduc e tirou o primeiro lugar na fase Regional.
No concurso de nome “Redação Enem – Chego junto, chego a 1.000”, o jovem conseguiu 960 pontos. O tema foi “Desafios para o enfrentamento da crise climática na contemporaneidade”.
Na fase escolar, participaram 97 alunos e na CREDE 17 foram no total 17 escolas participantes.
O resultado foi comemorado pela escola em suas redes sociais. A instituição parabenizou Mateus e disse que é uma conquista notável que merece reconhecimento.
“Desejamos que este sucesso seja apenas o começo de uma trajetória brilhante. Parabéns e muito sucesso!”, destacou.
Ao jornalista Ivan Silva, Mateus disse que o concurso trouxe um tema extremamente relevante e que impacta o Brasil e o mundo. Ele também disse que, para o sucesso de uma redação é necessário está atento não só à sua estrutura argumentativa, mas apresentar uma visão crítica e fundamentada.
“Uma dica valiosa é enriquecer o texto com referências atuais e originais. Como por exemplo, as enchentes no Rio Grande do Sul, que assolaram o país e também as queimadas na Amazônia e São Paulo”, destacou.
Agora, Mateus concorrerá na fase estadual, com mais 22 estudantes de todo o estado, com tema a ser definido pela organização. O resultado final e a sua premiação acontecerão no dia 19 de novembro, podendo essa data ser alterada a critério da SEDUC, com ampla divulgação.
A SEDUC notificará, pelos meios que achar necessário, os três primeiros lugares vencedores da etapa Estadual e os 23 vencedores da Etapa Regional do concurso, destacando as suas respectivas escolas e Crede.
Os vencedores do concurso nas etapas Regional e Estadual terão as suas redações publicadas em forma de livro, em tiragem total de 2.500 exemplares, recebendo parte da tiragem para sua distribuição pessoal, enquanto a outra parte da tiragem será entregue à SEDUC, cabendo a esta a distribuição entre os Centros de Multimeios das escolas e/ou outros ambientes que lhe convier.
Quanto à premiação, a Seduc informa em seu edital, que na Etapa Estadual: 1º ao 3º lugar – um notebook. Etapa Regional: 1º lugar de cada uma das Crede/Sefor – um smartphone; Etapa Escolar: 1º lugar de cada uma das escolas participantes – um certificado de menção honrosa emitido pela SEDUC e a ser impresso pela escola.
Há premiação também para os professores responsáveis pelos três primeiros classificados da Etapa Estadual, que receberão um smartphone cada.
foto divulgação