A vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar (PSD), deve se encontrar com representantes da atual gestão da Capital para tratar da atual situação do hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Coordenadora da equipe de transição do prefeito eleito Evandro Leitão (PT) e médica, Gabriella expressou preocupação com a situação do maior hospital de urgência e emergência da cidade.
“Existe uma preocupação muito grande sobre a situação do IJF. É um serviço essencial e as vidas precisam ser cuidadas. A gente pediu também um ofício e está programada para segunda-feira (25) a reunião em que eles vão nos apresentar a real situação e o que está sendo feito para modificar a situação”, disse Gabriella em entrevista coletiva na última sexta-feira (22), enquanto participava do 1º Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos do Ceará.
Ainda conforme a vice-prefeita eleita, haverá uma audiência de conciliação nesta terça-feira (26) acerca do hospital. Na semana passada, médicos e outros funcionários denunciaram o estado que se encontra a unidade de saúde, com falta de insumos e medicamentos para atender os pacientes.
No início do mês, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou com uma ação civil pública pedindo que a Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde e o IJF garantissem o abastecimento de medicamentos e insumos obrigatórios necessários ao funcionamento do hospital.
Na última quinta-feira (21), o prefeito José Sarto (PDT) anunciou uma força-tarefa para atuar no IJF e garantir o abastecimento de medicamentos e insumos para o hospital. Um grupo com membros de várias pastas do Município assumiu temporariamente a gestão da unidade.