Os trens operados pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos do Ceará (CCTM/Metrofor), incluindo metrô e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), trafegarão com passagem gratuita no segundo domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dia 10 de novembro. O mesmo ocorreu no último domingo (3), primeiro dia da prova.
O acesso gratuito será liberado para todos, sejam inscritos ou não na prova, conforme decreto do governador Elmano de Freitas. No Ceará, mais de 95 mil alunos da rede pública de ensino estão inscritos para fazer o Enem.
As linhas de transporte sobre trilhos funcionarão em horários específicos para os deslocamentos de ida e volta. A operação inicia às 10h30, duas horas antes do início do teste. Após o término, os trens circulam até depois das 19h30.
Nas estações, os bloqueios estarão liberados para todos, sem necessidade de apresentação de documento. As linhas Sul, Oeste, Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe), VLT de Sobral e VLT do Cariri estarão em funcionamento. Juntas, elas atendem às cidades de Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Caucaia, Juazeiro do Norte e Crato.
O Metrofor destaca que uma dica importante, para evitar atrasos e imprevistos no transporte público, é sair de casa o mais cedo possível. Para quem nunca usou metrô ou VLT, é recomendado planejar a viagem com antecedência, escolhendo a estação de embarque na ida e na volta, verificando os horários dos trens nesses pontos e observando a possível necessidade de um transporte complementar (ônibus, aplicativo ou bicicleta).
Em Fortaleza, há integração física do metrô e dos VLTs com a rede de ônibus nas estações Papicu e Parangaba, o que pode ser útil para acessar locais de prova distantes das estações metroviárias.
Os horários de operação especial para o Enem 2024 podem ser consultados em metrofor.ce.gov.br/horarios ou no Instagram do Metrofor.
Fonte: GC Mais