Amadeu Arrais, ex-deputado estadual cassado pela ditadura, completa 100 anos e recebe Medalha 13 de Maio

Blog do  Amaury Alencar
0

 




A Assembleia Legislativa do Ceará, através de requerimento do deputado estadual Marcos Sobreira, homenageia, com a maior comenda do Poder Legislativo, o centenário e a história do ex-deputado Amadeu Arraes.

A Sessão Solene de outorga da Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio acontece nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, às 16:30 no plenário da casa. 

Instituída pela resolução da Mesa Diretora de n°389, de dezembro de 1996, a medalha é concedida anualmente a cidadãos que já prestaram comprovados e relevantes serviços à sociedade cearense.

Para o deputado autor do requerimento, é importante enaltecer a trajetória do ex-parlamentar que foi perseguido e cassado pela ditadura militar. “Fico extremamente feliz de poder prestar essa homenagem numa data tão marcante que é o centenário do deputado Amadeu Arrais. Ele que é um dos grandes nomes que representam a força, luta e vitalidade do nosso parlamento e que honra a história da Casa do Povo”, destaca Marcos Sobreira.

Amadeu Arrais

Filho do distrito de Quixariú, no município de Campos Sales,  Amadeu Arrais é ex-deputado estadual, foi preso político no regime militar de 1964 e completa 100 anos como um personagem importante da história política do Ceará e Brasil.

Amadeu foi chefe da Delegacia Regional do Trabalho, além de professor de Francês do Liceu do Ceará e, por quase 14 anos, foi Secretário do Instituto Pesos e Medidas.

Atuou como deputado estadual por duas legislaturas e, quando foi instalado o regime militar no país, teve seu mandato cassado sob a alegação de quebra de decoro parlamentar. Além de Amadeu, outros seis deputados foram cassados e presos no 23° Batalhão de Caçadores, onde passaram nove meses detidos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)