Hospital Santo Antônio - Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
Rogério Brito
O Hospital Santo Antônio, em Barbalha, se tornou a primeira unidade hospitalar do Cariri autorizada a implantar a residência médica em neurocirurgia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18), pela direção da Fundação Otília Correia Saraiva, entidade responsável pela gestão do hospital. A previsão é de que o serviço comece a funcionar em março de 2025.
“Os egressos das nossas universidades eles terem a oportunidade de fazer uma residência aqui na região. Muitos aqui [no Cariri] já fizeram residência em neurocirurgia, mas precisaram ir para outros estados, outros locais para fazer o treinamento”, disse o neurocirurgião João Ananias, durante entrevista à TV Miséria.
Além do Cariri, a residência poderá receber egressos de outras regiões e estados. João Ananias explica que a seleção é feita diretamente pelo sistema do SUS, sem nenhuma participação da gestão do Hospital Santo Antônio. A seleção, diz ele, ocorre diretamente pelo Sistema Nacional de Residências em Saúde (Sinar), do Ministério da Educação (MEC).
“É um fator de qualificação para a região, um fator de qualificação mais ainda para o hospital, que já tem um serviço consolidado e bem estruturado”, acrescenta.