Novos casos de COVID-19 têm surgido no Ceará após duas novas cepas da ômicron aparecerem, denominadas XEC e LP.8.1, começaram a ser registradas desde agosto deste ano. Em Santa Quitéria, o diretor do Hospital Municipal, Bruno Tavares, afirma que “mais uma vez estamos sendo surpreendidos” pelo vírus, que vem com aumento no número de casos de forma repentina.
A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) emitiu um aviso para que todas as secretarias do estado intensifiquem a prevenção contra a COVID-19 novamente. Segundo o diretor, os casos têm aumentado nas duas últimas semanas, mas compartilha que em Santa Quitéria, o hospital ainda está tranquilo e tomando os cuidados necessários, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras para qualquer pessoa dentro do ambiente hospitalar.
Ele orienta que pessoas com sintomas gripais devem buscar Unidades Básicas de Saúde (UBS), fazer a anamnese para identificar se há a necessidade de testagem. “É importante a ida dos pacientes ao posto porque precisamos notificar, e se não notificamos, não temos quantidade, e se não tem quantidade, não temos poder de demanda diante da SESA”, comenta Bruno, e afirma que agora que os testes estão começando a ser liberados para o município.
“Não precisa alarme, não precisa desespero, a situação está sob controle porque são casos leves, sem muita complexidade”, exclama o diretor. No entanto, pede para que a população redobre e reforce os cuidados de prevenção e transmissão, como por exemplo, lavando as mãos ou higienizando-as com álcool periodicamente.
A voz de Santa Quitéria