Foto: Nívea Uchoa/ Gov. do Ceará
Rogério Brito
O mapa mais recente do Monitor de Secas, referente ao mês de novembro, indica avanço na área de seca moderada no Cariri. Desde outubro, todos os 29 municípios da região estão classificados como afetados por seca, com situações variando entre seca fraca e seca moderada.
O avanço se dá em relação ao grau de severidade da seca. Em setembro, a região apresentava apenas seca fraca em sua extensão. O cenário mudou em outubro, quando cerca de 50% do território passou a ser atingido por seca moderada, e piorou em novembro, com mais de 80%.
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expansão está relacionada “à típica de redução de chuvas em relação ao primeiro semestre”. Em outubro, estado apresentava apenas 5,25% de seca moderada. Já no último mês, ficou em 38,49%.
Entre os impactos apontados pelo Monitor de Secas, são esperados alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento ou iminentes; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.