Integrantes da chapa que concorrerá a Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro do Norte. Foto: Guto Vita/Portal Miséria
Bruna Santos
No dia 1º de janeiro de 2025, os 21 vereadores eleitos em Juazeiro do Norte vão escolher a Mesa Diretora que comandará a Câmara Municipal no biênio 2025/2026. Até o momento, apenas uma chapa foi registrada, liderada por Felipe Vasques (Agir). No grupo, não há nenhum vereador reeleito no pleito municipal de 2024.
O anúncio oficial da chapa foi feito nesta segunda-feira, 30, em coletiva de imprensa. De acordo com Vasques, o grupo tem o apoio declarado de 16 vereadores, mas a expectativa é conquistar pelo menos mais dois votos antes da eleição. Quando questionado sobre a escolha de ter somente parlamentares novos na chapa, o vereador afirmou que “as urnas passaram um recado“, referindo-se à renovação de dois terços dos nomes da Câmara nas últimas eleições.
Barbosa Neto (PT), inicialmente cotado para disputar a presidência como candidato de chapa de oposição, aceitou integrar o grupo e, caso ele seja eleito, ocupará o cargo de 1º Secretário. Segundo Barbosa, a expectativa é de que o clima de unidade permaneça durante o próximo biênio.
Felipe Vasques também sinalizou algumas propostas para sua possível gestão à frente da Casa. Entre as ideias, está a alteração do horário das sessões, atualmente realizadas às 15h, para o final da tarde, com o intuito de aumentar a participação popular. “Queremos realizar as sessões às 17h”, afirmou.
A escolha da Mesa Diretora será realizada após a posse dos parlamentares eleitos, no início das atividades legislativas do próximo biênio.
Composição da chapa
- Presidente: Felipe Vasques (Agir)
- Vice-presidente: Pergentina Jardim (Podemos)
- 2º Vice-presidente: Vinícius Duarte (PSD)
- 1º Secretário: Barbosa Neto (PT)
- 2º Secretário: Badu (PMN)
- 3ª Secretária: Rita Monteiro (PSB)