As duas obras entraram como prioridade na agenda do Governador Elmano de Freitas (PT) e contam com o apoio da bancada federal do Ceará. Somente para a BR 222, a bancada destinou uma emenda coletiva impositiva de R$ 264 milhões. A emenda impositiva tem liberação obrigatória.
GARGALO NA IBIAPABA
Segundo Will Almeida, o primeiro trecho da BR 222 a ser alargado sairá do acesso ao Porto do Pecém até o Município de São Luís do Curu.
Dentro desse do projeto de duplicação da BR 222, que cruzará a Região do Norte, segundo o superintendente do DNIT, o maior gargalo está na subida da Região da Ibiapaba.
O trecho da rodovia é estreito, o que, segundo Will, exige uma intervenção bem complexa.
“A duplicação na Serra da Ibiapaba tem uma complexidade muito grande, mas estamos vendo exemplos de duplicação em serras de outros estados para realizarmos a obra”, afirma Will Almeida, entusiasmado com a obra.
BR 020
O DNIT já trabalha, tambem, a elaboração do projeto de duplicação da BR 020, entre o Anel Viário de Fortaleza e o Município de Canindé.
Segundo Will Almeida, a rodovia, no trecho Fortaleza-Boa Viagem, precisa passar por importantes obras uma vez que o piso atual já não suporta mais recuperação, nem restauração.
A duplicação da BR 020 é um compromisso assumido pelo Governador Elmano de Freitas. Elmano disse que, se a bancada federal destinasse recursos das emendas parlamentares para duplicar a BR 222, o Estado assumiria a obra da BR 020.
A bancada do Ceará destinou R$ 264 milhões para a BR 222 no Orçamento da União de 2025. O Congresso Nacional votará, em fevereiro, a proposta orçamentária da União de 2025.
BR 222, entre Caucaia e São Luís do Curu.
Ceará Agora