O Ministério da Pesca anunciou nesta terça-feira que a partir do dia 9 de dezembro o Brasil irá suspender a importação de camarão do Equador. A decisão representa uma vitória histórica para os produtores de camarão do país, especialmente do Ceará, que lidera a produção nacional. A medida atende a uma antiga demanda do setor e foi impulsionada por denúncias de risco sanitário envolvendo o produto equatoriano.
O deputado federal Domingos Neto (PSD), que esteve à frente dessa mobilização, celebrou a decisão. Ele lembrou que, no dia 8 de maio, apresentou um estudo técnico ao Ministério da Agricultura demonstrando os riscos sanitários associados ao camarão importado do Equador, destacando o impacto que isso poderia ter na cadeia produtiva local.
"Essa é uma vitória de todos os produtores que lutaram e fizeram suas vozes serem ouvidas. O Ministério da Agricultura enviou uma missão ao Equador, que comprovou as denúncias, resultando nessa medida tão importante para proteger a produção nacional e a economia do Ceará", destacou o parlamentar.
A decisão foi anunciada durante reunião no Ministério da Pesca, com a presença do ministro André de Paula e do secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. O deputado enfatizou a importância do trabalho conjunto para alcançar esse resultado.
"Estamos muito felizes com essa conquista. O Ceará é o maior produtor de camarão do Brasil e essa medida trará mais segurança para os produtores e consumidores. Meu agradecimento vai a todos os que participaram dessa campanha e ao governo federal por ter ouvido as demandas do setor", afirmou Domingos Neto.
Domingos Neto comemora suspensão da importação de camarão do Equador
dezembro 03, 2024
0