A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Santa Quitéria, em 1º de janeiro de 2025, ganhou um novo candidato. O que antes era tida como tranquila a reeleição de Joel Barroso, acabou provocando um racha na base aliada do prefeito Braguinha, o que levou a candidatura do vereador Cesário Júnior, atual vice-presidente.
Bastidores revelam que a divisão no grupo se deu por discordarem da forma como o Legislativo tem sido conduzido e principalmente, o “cansaço” de quatro anos nas mãos do filho do prefeito, sem oportunizar para outros colegas de bancada.
.Cesário tem articulado apoios nos últimos dias, recebendo adesões tanto de vereadores da situação quanto da oposição e já comunicou ao próprio prefeito, que irá para a disputa.
Braguinha reafirmou que seu candidato é Joel e que trabalhará por ele, mas não tem encontrado força para convencer seus liderados. Seu filho também disse, na solenidade de diplomação, que não abre mão de concorrer.
Além do cenário político, com uma possível vitória de Joel há possibilidade de a eleição ser judicializada. Segundo interpretações jurídicas consultadas no Supremo Tribunal Federal (STF), a legislação não permite uma terceira reeleição consecutiva para o mesmo cargo, o que pode levar à anulação.
A voz de Santa Quitéria