Eudoro Santana recebeu na noite de sexta-feira, 13, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) em cerimônia no Auditório da Reitoria com as presenças do reitor, professor Custódio Almeida, e do filho do homenageado, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
"Pai, quanto orgulho de suas conquistas, de sua força e do seu exemplo, que nos engrandece e inspira. Sua sabedoria é o farol das nossas vidas. Te amamos", escreveu Camilo em suas redes sociais.
Eudoro tem 88 anos e é formado em Engenharia Civil pela UFC, atuou como deputado estadual por quatro vezes e hoje preside o PSB, partido que mais elegeu prefeitos no Ceará nas eleições municipais de 2024. Ele é casado com Ermengarda Maria de Amorim Sobreira e pai de quatro filhos: Tiago, Camilo, Andréa e Isabel.
O governador Elmano de Freitas (PT), também presente na cerimônia, parabenizou Eudoro pelo título afirmando ser uma "homenagem mais do que merecida" e que Santana tem uma "trajetória pautada na defesa irrestrita da democracia e na luta por uma sociedade mais justa, humana e igualitária".
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) celebrou a honraria e destacou sua admiração e respeito ao pai de Camilo. "Por este grande homem e líder, defensor da democracia e da justiça social, que muito nos inspira e ensina", disse.
O senador Cid Gomes (PSB), do mesmo partido de Eudoro, afirmou que Eudoro "talvez seja o mais marcante estudante que já passou pela UFC" e também de referência para diversas gerações. "Um homem de luta, com o olhar sempre voltado para o futuro", completou.
o Povo